Bichinho
Existe um lugar "perdido", que está situado no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e na Estrada Real e que faz parte de Prados. Este lugar tem o nome de um Inconfidente que lá nasceu. A comunidade de Vitoriano Veloso, hoje conhecida com Bichinho, é um lugarejo que fica a 9 quilômetros de Prados, passando por uma estrada de terra que beira à imponente Serra de São José.
Bichinho fica entre Prados e Tiradentes. Em meio a casas antigas, encontram-se belas e boas pousadas, restaurantes, casas de aluguel, lojas de artesanatos, oficinas e deliciosos doces caseiros.
Os moradores do Bichinho não produz um só tipo de artesanato, eles trabalham com papel machê, lata, madeira, cipó e fios têxteis além de vários outros.
Um dos maiores impulsos dado ao artesanato na comunidade do Bichinho, aconteceu através do artista plástico Toty (Antônio Carlos Bech).
Há cerca de 12 anos, ele resolveu criar a Oficina de Agosto que além de loja, funciona como uma escola de artesanato, onde grande parte das pessoas que hoje tem sua próprio oficina, aprenderam ou se aperfeiçoaram. Na Oficina de Agosto - hoje conhecida por todo o Brasil e no exterior - seu principal tipo de artesanato é feito com papel machê, mas produzem-se também artesanatos com vários tipos de material reciclado.pousadas aconchegantes e muito mais, além, é claro da tranquilidade que todos prezam.
O movimento de turistas no Bichinho é muito grande, principalmente nos finais de semana, férias e feriados. Quem vai à Prados ou Tiradentes, não pode deixar de passar por lá. Não só pelo artesanato, mas pela paz, a beleza, a tranqüilidade do lugar, pelo contato direto que se tem com a natureza e também para apreciar a Igreja de N. Sª da Penha de França, que existe na Comunidade desde os meados do século XVIII.
No bichinho você encontra de tudo um pouco que Minas tem para oferecer: uma bela arquitetura, história, cultura, comida
caseira, doces variados, muitos e lindos artesanatos,
Para ir até o Bichinho saindo do centro de Prados, siga em direção a Dores de Campos. Após cerca de dois quilômetros, você pegará a estrada de terra (que no momento está passando por reforma para a construção do asfalto que irá até Dores) um pouco mais a frente, passará pela comunidade do Coqueiro um pequeno trecho já asfaltado, um pouco mais
e haverá uma ponte de cimento. Após a ponte há uma bifurcação; à esquerda é a estrada que leva até Dores e à direita a estrada para o Bichinho.
Vale a pena ficar atento à bela paisagem. Quase toda a estrada que leva até o povoado é margeada pela belíssima Serra de São José, que se estende de Prados até São João del Rei.
Detalhe de um belo sobrado no Bichinho
Artesanato do Bichinho em papel machê
Artesanato do Bichinho - Estandarte
Detalhe da fachada da Igreja de N. Sr.ª da Penha de França
Artesanato do Bichinho - Espantalho
Detalhe da imagem de N. Sr.ª da Penha de França
Detalhe das torres da Igreja de N. Sr.ª da Penha de França
Detalhe da fachada de uma casa do Bichinho
Detalhe do altar da Igreja de N. Sr.ª da Penha de França
Telhado e torres da Igreja de N. Sr.ª da Penha de França com a Serra de São José ao fundo.
Fachada de uma casa do Bichinho
Detalhe da fachada da Igreja de N. Sr.ª da Penha de França
FOTOS ANTIGAS DE VITORIANO VELOSO - BICHINHO
Fotos da Fundação João Pinheiro (Circuito do Ouro Campos das Vertentes) - 1980
Igreja de N. Sr.ª da Penha de França - Foto: Fundação João Pinheiro 1980
Casa perto da Igreja - Foto: Fundação João Pinheiro 1980
Casa - Foto: Fundação João Pinheiro 1980
Casa - Foto: Fundação João Pinheiro 1980
Casa - Foto: Fundação João Pinheiro 1980
Casa - Foto: Fundação João Pinheiro 1980